Os 10 supercomputadores mais poderosos do mundo.

Supercomputadores estão cada vez mais super - confira as dez máquinas mais poderosas (Foto: Reprodução / ESO)

A cada ano que se passa, os computadores ficam mais poderosos – há pouco mais de quarenta e quatro anos, a NASA enviava a Apollo 11 para a Lua com um computador menos potente do que o celular que você carrega hoje no bolso. O módulo principal da máquina utilizada tinha, por exemplo, 2.048 Mhz – mais ou menos o mesmo utilizado em calculadoras científicas hoje em dia.

Supercomputadores estão cada vez mais “super” – confira as dez máquinas mais poderosas (Foto: 

Por essa ótica, seu celular seria um super computador, mas apenas se comparado aos computadores utilizados no fim dos anos 60. As máquinas listadas aqui são verdadeiros monstros da informática, capazes de processar centenas e até milhares de vezes mais rápido a mesma quantidade de dados que um computador caseiro é capaz.

Preparado? Vamos lá!

10 – SuperMUC

O Super MUC é atualmente alojado em Leibniz, na Alemanha (Foto: Reprodução / lrz)
O Super MUC é atualmente alojado em Leibniz, na Alemanha (Foto: Reprodução / lrz)

Alojado na Alemanha, próximo a Munique, o SuperMUC é o sucessor do HLRB II, desenvolvido para o centro de Super Computação de Leibniz. Mesmo sendo a máquina menos potente da nossa lista, suas configurações são absurdas: 288 Terabytes de RAM, 12 Petabytes (mil Teras) de HD e impressionantes 2.9 petaFLOPS por segundo.

09 – Vulcan

O Vulcan é uma das 4 super-máquinas que usa o sistema BlueGene, da IBM (Foto: Divulgação)
O Vulcan é uma das 4 super-máquinas que usa o sistema BlueGene, da IBM (Foto: Divulgação/Vulcan)

Utilizando-se do sistema Blue Gene, um projeto da IBM para criar super computadores capazes de alcançar os petaFLOPS e com gasto reduzido de energia, o Vulcan está em nono lugar da nossa lista por um motivo.  Situado nos EUA, no Laboratório Nacional de Lawrence (LLNL), o computador possui vinte e quatro prateleiras e um pico máximo de 5 petaFLOPs.

08 – JUQUEEN

O Juqueen é o computador mais poderoso da Europa (Foto: Reprodução / Jülich Research Center)
O Juqueen é o computador mais poderoso da Europa (Foto: Reprodução / Jülich Research Center)

Assim como o Vulcan, o JUQUEEN utiliza-se do sistema Blue Gene. Morando na Alemanha, ele é oficialmente o computador mais poderoso de toda a Europa pelo ranking de 2013 e utilizado pelo Centro de Pesquisas de Jülich. Entre suas especificações, encontramos números como 458,752  núcleos e 5,8 petaFLOPS de velocidade.  Possui também 458 Terabytes de RAM.

07 – Stampede

Apesar de ter especificações menores que o JUQUEEN, o Stampede alcança uma velocidade maior (Foto: Reprodução / TACC)
Apesar de ter especificações menores que o JUQUEEN, o Stampede alcança uma velocidade maior (Foto: Reprodução / TACC)

Localizado no Centro de Computação Avançado do Texas, o Stampede é novo. Ele entrou em produção no dia 7 de Janeiro de 2013, conta com 462,462 núcleos de processador, 192 Terabytes de RAM e surpreendentes 8,5 petaFLOPS de velocidade máxima.

06 – Piz Daint

O Piz Daint tem o mesmo nome que uma das montanhas dos Alpes Suiços (Foto: Reprodução / CSCS)
O Piz Daint tem o mesmo nome que uma das montanhas dos Alpes Suiços (Foto: Reprodução / CSCS)

Nomeado em homenagem a uma das montanhas dos Alpes Suiços, é fácil de se chegar à conclusão de que essa super máquina é propriedade do Centro Suiço de Super Computação. Utilizado para pesquisas – principalmente para realizar simulações – o Piz Daint possui 115,984 núcleos e um pico de capacidade de 7,7 petaFLOPS por segundo.

05 – IBM Mira

O Mira, também usuário do BlueGene, faz milhões de cálculos por segundo (Foto: Divulgação)
O Mira, também usuário do BlueGene, faz milhões de cálculos por segundo (Foto: Divulgação/IBM)

O quinto colocado em nossa lista é outro dos computadores que rodam através do Blue Gene, da IBM. O Mira é residente da Biblioteca Nacional de Argonne, nos Estados Unidos, e tem como função a realização de uma série de processos científicos de Climatologia,  Ciência Material, Química Computacional, entre outros. Ele possui 786,432 núcleos e uma capacidade máxima de 10 petaFLOPS. Em um press-release, a IBM disse que “se todo homem, mulher e criança dos Estados Unidos fizesse um cálculo por segundo, eles levariam quase um ano para fazer a mesma quantidade de operações que o Mira faz em um segundo.”

04 – K Computer

O Computador K foi o mais potente do mundo por quase um ano inteiro (Foto: Divulgação) (Foto: O Computador K foi o mais potente do mundo por quase um ano inteiro (Foto: Divulgação))
Fonte: TechTudo.
O Computador K foi o mais potente do mundo por quase um ano inteiro (Foto: Divulgação/K Computer)

O Computador K, residente do Japão no Instituto de Ciência Computacional Avançada de Riken, foi por quase um ano considerado o computador mais potente do mundo, perdendo o posto para o Sequoia. O K também foi o primeiro computador a ultrapassar a marca de 10 petaFLOPS por segundo. Atualmente, ele conta com mais de 80 mil processadores de 2GHz, totalizando 705,024 núcleos e uma velocidade máxima de 11,2 petaFLOPS.

03 – Sequoia

O Sequoia foi o primeiro computador a alcançar velocidade constante de 10 petaFLOPS (Foto: Reprodução / NNSA)
O Sequoia foi o primeiro computador a alcançar velocidade constante de 10 petaFLOPS (Foto: Reprodução / NNSA)

Terceiro colocado da lista o Sequoia mostra o por que merece a medalha de bronze. O Sequoia foi o primeiro a ser capaz de manter uma velocidade superior a 10 petaFLOPS de forma constante.  A máquina se encontra na Califórnia, e gasta seus 1,5 milhão de núcleos em aplicações sobre astronomia, o genoma humano e prevendo mudanças climáticos.

02 – Titan

O Titan tem como foco a pesquisa científica (Foto: Divulgação) (Foto: O Titan tem como foco a pesquisa científica (Foto: Divulgação))
O Titan tem como foco a pesquisa científica (Foto: Divulgação/Titan)

O Titan é o tipo de aparelho que justifica o seu nome. Desenvolvido em 2012 com um orçamento inicial de U$60milhões, esse monstro da informática é utilizado para pesquisas científicas no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos.  Suas especificações são bem detalhadas, e ainda mais impressionantes:  quase 700 Terabytes de RAM, 40 Petabytes de HD, 560,40 núcleos e um fluxo constante de 17,5 petaFLOPS de informação por segundo, com um pico máximo de 27.

01 – Tianhe-2 (MilkyWay 2)

Se o Titan pode ser chamado de monstro, faltam adjetivos para descrever adequadamente o Tianhe-2, que ocupa o primeiro lugar na lista de Super Computadores com muita, muita folga. Sua capacidade é quase duas vezes maior que a do Titan.  Essa máquina, desenvolvida pelos chineses como parte de um programa de desenvolvimento tecnológico – o 863 High Technology Program – foi desenvolvida por uma equipe de mil e trezentos cientistas e custou 390 milhões de dólares americanos.

O Tianhe é o computador mais poderoso do mundo, e não é sem motivo (Foto: Reprodução / datacenterjournal)
O Tianhe é o computador mais poderoso do mundo, e não é sem motivo (Foto: Reprodução / datacenterjournal)

De acordo com a NUDT – a Universidade Nacional de Tecnologia Defensiva da China – o Tianhe será utilizado para simulações, análises e aplicações de segurança governamental do país. E não é pouca coisa, o que ele tem a oferecer: 3,12milhões de núcleos, um máximo de 54,9 petaFLOPS por segundo, 1,3 Petabytes de RAM e 12,4 Petabytes de HD.

Anúncios

Obrigada !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s