Black Friday tem 8,5 mil queixas no Reclame Aqui; ‘Brasil não está pronto’

Ranking do Black Friday Brasil às 0h, após o término do evento (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)

O balanço final do site Reclame Aqui para Black Friday Brasil 2013 dá conta de que o total de queixas chegou a 8,5 mil em 24 horas. Em pesquisa realizada com consumidores que aproveitaram os descontos no último dia 29, ficou claro que o e-commerce brasileiro não está 100% preparado para receber uma demanda tão grande com a da Black Friday virtual.
Queixas sobre sites de compras offline foram citadas por 79,83% dos entrevistados pelo Reclame Aqui no Brasil. Na sexta-feira, lojas Americanas e Submarino ficaram fora do ar.
Black Friday Brasil ainda cobra a ‘metade do dobro’

Veja Também… Bizarrices da Black Friday: preços errados e descontos de só R$ 0,14.

Segundo a assessoria do Reclame Aqui, foram 8,5 mil reclamações registradas nas 24 horas, sendo quatro mil queixas formais e mais outros 4,5 mil contatos via bate-papo. O RA Chat é uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo Reclame Aqui para as empresas participantes. No bate-papo, as empresas têm a oportunidade de orientar os clientes antes que eles formalizem uma queixa no site de reclamação. Por isso, o ranking é orientado pelo total de reclamações na página. Porém, as conversas em tempo real são somadas ao total.

O evento ainda sofre para ganhar a confiança do consumidor no Brasil. Segundo o presidente do site Reclame Aqui, Maurício Vargas, a falta de infraestrutura tecnológica deixou os consumidores brasileiros receosos e desconfiados, prejudicando as marcas.

“A Black Friday deste ano nos revelou que e-commerce brasileiro está carente de infraestrutura e clareza na formatação das ofertas”, disse Vargas. O executivo, porém, acredita que houve uma pequena melhora no quesito atendimento das queixas no site.

Reclamações aumentam 6,2% 

As 8,5 mil reclamações contra as lojas na Black Friday Brasil 2013 representam um aumento de 6,2% em relação a 2012, quando o número chegou ao total de oito mil queixas.

A falta de estoque dos produtos anunciados, que representou a insatisfação de 62,99% dos entrevistados pelo Reclame Aqui também foi mencionada. Por causa dos problemas da edição deste ano, apenas 26% dos entrevistados pretendem participar da Black Friday em 2014 e 28% disseram que não vão participar do próximo. Outros 45% ainda não sabem.

Top 5 empresas mais reclamadas

À meia-noite, o ranking das cinco mais reclamadas era formado por Extra, Submarino, Ponto Frio, Americanas.com e Casas Bahia. As três primeiras superaram o marco de mil queixas.

O site continua contando os números das reclamações pós-Black Friday ainda referentes ao evento noranking em tempo real das lojas mais reclamadas. Os números só crescem.

Varejistas podiam ter vendido duas vezes mais

O Reclame Aqui, site de reclamações para consumidores que manteve um ranking em tempo real da lojas que receberam mais queixas durante a Black Friday Brasil, é parceiro do Busca Descontos (que organiza o evento no país) na iniciativa de monitorar 120 empresas.

Vargas acredita ainda que o evento poderia ter gerado mais vendas se não fossem os problemas encontrados pelos consumidores; quem mais saiu perdendo foram as varejistas.

“Claro que alguns sites tiveram um desempenho bem melhor este ano, com destaque para o Walmart, que conseguiu ficar no ar durante toda a sexta-feira”, disse. “Apesar do volume de venda ser bastante alto, com certeza as vendas poderiam ser duas vezes mais o que foi vendido este ano”, completa.

Via Reclame Aqui

Bizarrices da Black Friday: preços errados e descontos de só R$ 0,14

1) Na Kabum, preço no Facebook não é igual ao preço encontrado no site de e-commerce;

Kabum se confunde e mostra preço no Facebook diferente do preço na loja virtual (Foto: Reprodução/Facebook/Kabum)
Kabum se confunde e mostra preço no Facebook diferente do preço na loja virtual (Foto: Reprodução/Facebook/Kabum)

Segundo a Kabum, suas promoções são feitas com quantidades limitadas de produtos e, neste caso, o produto volta a custar o valor anterior, mas a foto segue viva no Facebook.

“A cada 15 minutos postamos uma oferta exclusiva do Black Friday em nossa fanpage no Facebook. Estas ofertas possuem prazo e quantidade limitadas, valendo o que se atingir primeiro. Os clientes possuem até 30 minutos para finalizar o pedido no site com o preço promocional. Após este período, o preço do produto retorna ao valor convencional”, explica.

2) Para o Walmart, publicidade no Facebook saiu com preço errado. Mesmo com desconto de 70% ar-condicionado foi anunciado por incríveis R$ 99.999,99;

Anúncio do Walmart no Facebook saiu com preço de R$ 99999,99 (Foto: Reprodução/Facebook)
Anúncio do Walmart no Facebook saiu com preço de R$ 99999,99 (Foto: Reprodução/Facebook)

3) Já nas Casas Bahia, jogos do Batman para PS3 e Xbox têm desconto de R$ 0,90 e R$ 1,90;

Casas Bahia dá descontinho, bem pequeno, em games na Black Friday (Foto: Reprodução/Casas Bahia)
Casas Bahia dá descontinho, bem pequeno, em games na Black Friday (Foto: Reprodução/Casas Bahia)

Já a Nova Pontocom, que administra as marcas Extra, Casas Bahia e Pontofrio, informou que as ofertas divulgadas na Black Friday são legítimas e que há páginas exclusivas para produtos em promoção. “Cada produto participante da Black Friday é identificado pelo selo, o Descontômetro … que divulga o histórico de preço daquele produto”, afirmam em nota.

4) Com a loja Magazine Luiza, a confusão foi na página incial. Desconto de R$ 0,14 no Moto X;

Smartphone Motorola Moto X tem desconto de R$ 0,14 na Magazine Luiza (Foto: Reprodução/Magazine Luiza)
Smartphone Motorola Moto X tem desconto de R$ 0,14 na Magazine Luiza (Foto: Reprodução/Magazine Luiza.

5) Também no Submarino, um simples travesseiro é vendido por R$ 74,90. Porém, o desconto é bem grande… O valor inicial do produto extrapola os R$ 99.999;

Travesseiro é vendido no Submarino com desconto; preço inicial era de R$ 99.999,99 (Foto: Reprodução/Submarino)
Travesseiro é vendido no Submarino com desconto; preço inicial era de R$ 99.999,99 (Foto: Reprodução/Submarino)

Mas, não é só de produtos eletrônicos e roupas que vive a Black Friday. Nesta sexta-feira, uma agência de marketing digital ofereceu um pacote de cinco horas dos seus serviços por e-mail.

Agência de marketing digital oferece cinco horas de serviços na Black Friday (Foto: Reprodução/TechTudo)Agência de marketing digital oferece cinco horas de serviços na Black Friday (Foto: Reprodução/TechTudo)
Anúncios

Obrigada !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s